sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Epi-No

Você já ouviu falar do Epi-No ?


Epi-No Delphine Plus é o modelo indicado para as gestantes, com o intuito de fortalecer e aumentar a flexibilidade da musculatura vaginal e do períneo, auxilia na prevenção a episiotomia (corte na região da musculatura perineal) no momento da expulsão do bebê. Proporciona a prevenção de problemas futuros relacionados ao relaxamento desta musculatura, tais como cistocele (queda de bexiga) e incontinência urinária (perda de urina), rompimento do períneo, dentre outras.

CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS:

Epi-No Delphine Plus® consiste em um balão em silicone, conectado a um medidor de pressão através de um tubo em silicone, com bomba em elastômero termoplástico e válvula de liberação de ar.
O medidor de pressão permite o monitoramento do desempenho do treinamento (biofeedback).
- O Epi-No Delphine Plus® deve ser utilizado sob indicação de um médico e/ou fisioterapeuta obstetra, pois ele tem algumas contra indicações. Pode ser realizado de 1 a 3 vezes por dia. 
- Desenvolvido com o auxílio de ginecologistas, fisioterapeutas e pacientes.
- Através do estiramento e do fortalecimento gradual da musculatura e tecidos, todo o assoalho pélvico se tornará mais forte e elástico. Isso reduz a chance de episiotomia (famoso pique) durante o parto. 
- Caso o períneo permaneça ileso ou lacere o menos possível, a musculatura e tecidos podem recuperar-se mais facilmente após o parto.    
- Auxilia na extensibilidade do períneo no pré-parto.
- Comodidade: a mulher escolhe o melhor horário, local e tipo de exercício a ser realizado, de acordo com sua rotina e disponibilidade.
- Parto menos estressante para a mãe e o bebê.
- Programa de treinamento pós parto.
MINHA EXPERIÊNCIA COM O EPI-NO E ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Até hoje o uso adequado e disciplinado do Epi-No tem demonstrado bons resultados. Mas vale lembrar que este aparelho só vem agregar e ajudar no mínimo possível os riscos de uma laceração se,  também em sua fase do expulsivo do trabalho de parto, a mulher tiver em posição favorável em que a gravidade ajude, e mantenha sua força no expulsivo gradual e com calma. De nada adianta fazer o Epi-no e fazer força em 3 ou 4 contrações e expulsar o bebê na marra, sem dar tempo de sua musculatura do períneo se moldar.
Venho aqui trazer também relatos de mulheres que não fizeram uso dele, e também tiveram seu períneo íntegro, graças a calma, posição favorável e tempo de descida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário