( Congresso Nacional sobre Humanização do Parto)
Gostei muito da forma que estas informações que seguem foram transmitidas pela profissional e mãe Giovanna Lustosa.
Espero poder ajudar você mamãe a se acalmar e compreender melhor o momento amamentação .
Boa leitura!!
Assim que o parto ocorre, um hormônio presente no corpo da mulher diminuir drasticamente, a progesterona (esta por sua vez existe e é liberada durante a gestação para impedir que o útero se se contraia). Assim sendo, entra em ação imediata após o parto outro hormônio, a PROLACTINA.
E para a prolactina agir é preciso calma, tranquilidade, estar descansada, boa noite (ou dia) de sono... Coisa que uma mulher no pós-parto infelizmente não tem a princípio! Por isto a ajuda imprescindível do marido, companheiro. Da sua rede de apoio!!!
Assim, você marido, tem o papel fundamental para que sua mulher, mãe de seu filho, encontre conforto, confiança e segurança. Não adianta você chegar em casa e a cobrar, dizer que o bebê tá com fome, cobrar janta, e assim por diante. Antes de pisar da porta pra dentro, respire fundo e acalme seu coração, assim você irá ajudar sua esposa. Se você não pode dar o peito rs, então faça outras coisas, tanto na casa quanto com o bebê ( pegar uma coisa ou outra que ela precise). Ofereça algo de comer a ela, um abraço de calma, de que tudo irá ficar bem! Irá ficar tudo bem... tudo é novo, e o novo é desconhecido... vocês irão adquirir experiência. Você vai ver!!
O corpo da mulher é uma bomba de hormônios...
Alguns hormônios são liberados em nosso corpo em maiores quantidades quando estamos dormindo
( por exemplo, o hormônio do crescimento nas crianças ). Outro hormônio liberado é a prolactina... a responsável pela amamentação. Portanto, tem que haver o prazer pela amamentação noturna!!!! É muuuuito importante. Se empenhe na amamentação noturna!
O colostro
É o que seu bebê vai mamar nos primeiros dias de vida, e tem uma enorme importância, pois nele estão presentes os anti corpos que seu bebê vai precisar para os primeiros meses de vida!! Ele não tem quantidade significativa de gordura, mas seu filho não morrerá de fome. Oferte... amamente em livre demanda, pois quanto mais ele sugar, mais cedo chegará seu leite. Lembre-se: Fique tranquila, só ouça o que te soma, restrinja as visitas, não se importe ou se impressione com bobagens. Você leu, estudou muito durante a gestação. Siga firme no seu propósito.
Algumas mulheres o leite desce logo, outras não! Portanto, não dê seu bebê para outra mulher amamentar.... se isto ocorrer, você estará deixando de estimular a sucção, e assim a produção de leite pelo estimulo. Lembre-se: Oferte!!!
A hipófise não será estimulada se não houver estímulo de sucção, sendo assim, ela não irá produzir prolactina.
Quanto mais o bebê estimular a produção de leite, maior será as chances de sucesso na amamentação.
No primeiro mês seu peito, corpo, não sabe ainda o que irá produzir, o quanto necessita seu bebê.... portanto o peito na grande maioria das vezes pode aumentar de tamanho, ou seja ficar ingurgitado.
( falaremos mais sobre isto num próximo post- dicas de Ana Garbulho )
Dor
Não crie uma péssima expectativa da amamentação achando que você irá sofrer. Que se doer tá errado. Calma
A dor existe sim, também não é pra menos não é verdade? A pele do bico, da aréola é fina, sensível e nunca foi sugada na proporção que será sugado pelo bebê.
Imagine você friccionando um tecido por uma hora seguida uma certa região do seu braço que sempre está exposta, concorda comigo que após uma hora esta região irá ficar quente e irritada?
Então, com seu seio não será diferente. Acalma seu coração!! ( fala da minha querida amiga e especialista em amamentação Paula Serafim )
Mesmo a pega estando correta, você não tendo mastite, a dor poderá existir nos primeiros dias de amamentação. Pois a pele é extremamente sensível e o bebê puxa com muita força.
Boa pega
Massagear a mama em movimentos circulares, deslizantes no sentindo lateral para os ductos (aréola)
O bebê tem que abocanhar a aréola para estimular os ductos, se pegar só o bico está ERRADO!
NASCER É TEMPO SEM HORA
AMAMENTAR É DIFÍCIL MAS POSSÍVEL
![]() |
A aréola é esta parte escura, é ali que o bebê tem que abocanhar ( e não o bico!) Assim, ele aperta os ductos. |
![]() |
Mama antes da descida do leite e mama após uns 4 a 5 dias |
![]() |
Pega correta |