Relação deste grupo muscular e a gestação?? -->
As alterações biomecânicas e metabólicas que ocorrem no seu corpo durante a gestação podem ser causa de desconforto e de algumas disfunções perineais, sendo a mais comum a incontinência urinária. A incontinência urinária após o parto é muito comum, mas também há casos de prolapsos e incontinência fecal. Estas patologias são decorrentes da fraqueza da musculatura do períneo, sendo, por isso, fundamental que no pós-parto seja feita uma avaliação desta musculatura em todas as mães, independente se tenha sido parto normal ou cesariana. Os músculos do períneo sofrem uma sobrecarga de peso, pois eles sustentam não só órgãos como bexiga, intestino e útero, sobretudo na gestação ele suporta o peso dos anexos e do feto.
Por sito é muito importante que a mulher comece a fazer a preparação desses músculos quando planejar a gravidez ou logo que descobrir que está grávida, INDEPENDENTE da via de nascimento!!
O corte da episiotomia ou a laceração do períneo podem deixar esta região muito dolorida, dificultando a recuperação do pós-parto e, em muitos casos, levando a dores e desconforto durante a relação sexual. A fisioterapia no pré-parto tem o objetivo de ajudar a grávida na adaptação das alterações biomecânicas para que ela possa desfrutar esta etapa tão especial com o máximo de conforto e segurança.
Adotar e manter um estilo de vida saudável, não só durante a gestação e pós-parto, mas também no decorrer da vida; incluindo a prática regular de atividade física e de exercícios para o assoalho pélvico, exercem um importante papel na redução dos danos durante o parto e a mulher deve ser orientada adequadamente.
Como Fisioterapeuta Obstetra e Doula, quando em meu acompanhamento ensino algumas técnicas para fortalecimento e relaxamento da musculatura do assoalho pélvico, assim como aluguel do EPI-NO (aparelho utilizado para ajudar no ganho de flexibilidade e alongamento) visando minimizar os riscos de lacerações. Importante lembrar que adotar posições e não ter pressa na hora do expulsivo na parto vaginal, são de suma importância para se evitar ou minimizar o grau de lacerações.
Vamos conhecer as estruturas mencionadas no nosso texto de hoje.
![]() |
MAP - músculos do assoalho pélvico |
Como podemos ver nesta imagem, os músculos do assoalho pélvico formam uma cama elástica, sobre a qual descansam órgãos como a bexiga, útero e intestinos. Quando também fazemos forças e prendemos a respiração, também ocorre uma pressão intra abdominal, a qual sobrecarrega e empurra ainda mais este grupo muscular. Portanto há grande importância de SEMPRE trabalhar o fortalecimento do períneo, não só na gestação!
Texto em partes tirado do" instagran personalsaudemulher" e parte adaptado.
Sigam também facebook Fisioterapeuta Obstetra e Doula Fabrina
![]() |
Imagem da esquerda mostra o músculo do assoalho pélvico em corte e as demais figuras mostram localização vista a partir de uma mulher não grávida e outra grávida. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário