domingo, 19 de julho de 2015

Dicas de exercícios para o Períneo


Você já viu ou ouviu alguém falar que vai até a academia para malhar o períneo ou os músculos do assoalho pélvico, como também é chamado?? Acredito que não!!!!
Como falamos na postagem anterior sobre este importante grupo muscular, deixo aqui alguns exercícios e dicas para você fazer em casa ou até mesmo dentro do carro, fila do banco ou mercado.
Lembro que não só gestantes, puérperas ( mulher que deu a luz há pouco tempo) mas também mulheres em qualquer idade podem realizar estes exercícios no decorrer de sua vida ativa.
Minha dica simples e não menos importante é que você mulher faça primeiramente o teste para reconhecer o períneo, que pode ser a de imaginar que você esteja extremamente sentindo necessidade de urinar, mas está em algum lugar que não pode ou não há banheiro, então você irá contrair sua vagina e ânus, e em outra tentativa contrair o espaço que há entre vagina e ânus. Mentalizando e executando a contração destes locais, você estará contraindo o períneo.
 Ou pode também, não estando grávida, prender o xixi enquanto urina. Costumo orientar durante minhas aulas a não realização deste último teste nas gravidinhas, pois ficar contraindo o períneo enquanto se urina pode fazer com que a urina retorne para dentro da uretra e assim provoque infecção urinária.
Além das funções de continência urinária (saída da urina), continência fecal e saída de gases, o períneo é o responsável por sustentar os órgãos abdominais e garantir mais prazer no sexo
Só que devemos lembrar que tudo que se é feito com exagero pode se fazer efeito contrário ou insatisfatório, portanto as atividades devem ser feitas com indicação médica e de leve e/ou moderada, pois forçar demais os músculos do períneo pode causar fadiga e acabar promovendo o efeito contrário, deixando o local ainda mais frágil.




Contração de períneo colocando-se a mão sob a região púbica, você terá que notá la contraída também.
Contraia a região entre o ânus e a vagina, como se tivesse que segurar uma ervilha entre estas regiões.
Sempre contraia 5 segundos e relaxe o dobro. 


Abertura de pernas e relaxamento da musculatura do períneo.
Fechamento de pernas e contração do períneo.
O tempo de relaxamento deve ser o dobro do tempo de contração.


No pós parto e com seu bebê
Eleve o bumbum do solo enquanto contrair bumbum e o períneo.
Lembrar do tempo de contração que pode ser de 5 segundos e de 10 segundos o tempo de relaxamento e descida.
Foco na respiração, que deve ser calma e profunda.



Vamos falar o aparelho EPI-NO numa próxima oportunidade, ok!! Forte abraço e espero poder ter ajudado. 
SIGAM : Fisioterapeuta Obstetra e Doula Fabrina no facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário