Após a fecundação, nos três primeiros meses de gestação são formados todos os órgãos e sistemas do feto, inclusive os dentes. Neste período, a gestante que consome cigarro ou bebida alcoólica, pode prejudicar o desenvolvimento da dentição primária do seu futuro bebê.
Por isso que a Organização Mundial de Saúde, aconselha que as grávidas evitem realizar tratamentos medicamentosos, cirúrgicos ou anestésicos nestes meses de formação dos órgãos.
É verdade que o feto tira o cálcio da mãe para formar os dentes, e assim os dentes da mãe se estragam mais fáceis durante a gravidez?????
Mito!!!!
O que acontece é que no início da gestação, por conta das inúmeras náuseas e vômitos, ocorrerá um desequilíbrio do pH bucal e da saliva, enfraquecendo a camada que recobre o esmalte dentário, gerando pequenas erosões e regiões esbranquiçadas denominadas de desmineralização, que poderão evoluir para a cárie.
O fato da grávida se alimentar com maior frequência também faz com que o pH bucal e salivar fiquem em desequilíbrio e venha comprometer a estrutura dental da mãe.
Portanto, para evitar lesões cariosas, a mãe deve ter uma dieta balanceada com frutas, legumes e estimulação através dos movimentos mastigatórios produzindo saliva suficiente e com alta qualidade, associando uma correta escovação e visita regular ao dentista.
Esta foi nossa dica de hoje !!
Por Fabiana Jesus Flores ( Ortodontista )
Nenhum comentário:
Postar um comentário