Este texto está pronto há alguns dias... mas só hoje estou postando rs. É minha forma de enxergar o que é um ser Humanizado!
O assunto vem crescendo e não podemos negar. A cada dia, com a ajuda das próprias mulheres, ajuda da internet, redes sociais, grupos de apoio, apoio médico por parte de obstetras que acreditam; o alto índice por busca ao Parto Normal/Natural Humanizado vem crescendo aqui em nossa capital de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, como vem sendo divulgado. (segue link da reportagem - http://www.primeiranoticia.ufms.br/saude/parto-humanizado-cresce-em-campo-grande-segundo-obstetra-e-ativistas/584/#.VVJj-_84bOY.facebook )
A mulher de hoje, estuda, busca e luta!! Sim, luta pelo seu tipo de parto. Claro que aquela que opta pela cesariana por motivos diversos, não precisa lutar muito, pois esta via de nascimento é bem recebida pela grande maioria dos médicos. Já aquela que sonha pelo Parto Normal, ahhhhh aí sim, tem que lutar com unhas e dentes contra um sistema. Sabe-se que a grande maioria das mulheres que ao engravidarem, iniciam seu pré natal com a vontade e desejo de parirem. Mas lááá na frente vão tendo seus desejos minados. Aí que eu digo, pra parir você minha amiga, tem que buscar informação e equipe que acredite em você e não tenha medo de "fazer" seu parto!
Sabemos que antes só se existia via de nascimento vaginal. Sabemos também que bebês e mulheres morriam. Acontece que a modernização e a tecnologia vem crescendo (graças a Deus, não é verdade!), e junto com ela o parto vaginal vem sumindo e a mulher foi deixando de ser a protagonista de seu parto.
Agora as mulheres vem retornando aos poucos ao seu PROTAGONISMO!!!
A luta está aí, a luta não está contra a cesariana!! Um assunto para ser abordado mais a frente, ok!?1?
A busca por autonomia, por informação, por amor e carinho tem feito muitas mulheres conhecerem o real mundo do respeito à sua escolha de via de nascimento, conhecerem e chegarem á Humanização do Parto.
Quando nem Doula eu era, fiz inúmeros cursos de Humanização, trabalhei numa empresa de plano de saúde e lá eram oferecidos estes cursos. Veja bem, vocês acham que as pessoas que buscavam esta empresa, autorizar exames complexos e etc, estavam indo lá por irem? Por estarem saudáveis ou por não terem nada pra fazer?? Não... claro que não, estavam doentes ou seu parentes. E tínhamos como funcionários a obrigação e ética de trata-los bem, recepcioná-los de forma que se sentissem ACOLHIDOS. Bela iniciativa, diga-se de passagem!! Alguns hospitais poderiam fazer também!
Humani
Humanizar um atendimento, uma conversa, a recepção de alguém ao banco, um parto... nada mais é que receber/tratar BEM esta pessoa!! Ser humanizado é tratar o próximo como você gostaria de ser tratado!! Parece tão boba a explicação, mas é só isto mesmo. Um simples fato de você sorrir e dizer bom dia quando recebe alguém no seu caixa é humanizado!!
Só que infelizmente há profissionais que te tratam com cara fechada, te tratam de forma que você deve a ele e não ele também a você!! É fato que nem sempre acordamos bem... mas agora com relação a recepção a mulher no seu parto.... ahhh colega, se não sabe ser humano, passe a bola e mude de profissão!!!
Agora imagina você... que durante sua gestação, cuidou, protegeu e amou seu filho(a)... tudo que você precisa ter é um Parto Humanizado, respeitoso, um parto acolhedor!!! Independente do tipo de via de nascimento. Não é verdade?? Gente, grande parte da população não sabe que existe uma lei que permite a entrada de um acompanhante durante sua cesariana ou durante seu trabalho de parto e pós parto, e também no pós parto!!! LEI Nº 11.108, DE 7 DE ABRIL DE 2005. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11108.htm
Nossa, o parto!!! Tudo começa antes dele acontecer, propriamente dito. Começa com atenção a esta gestante nas consultas de pré-natal, começa pelo atendimento da recepcionista. Começa dando todas as informações que ela precisa (mesmo ela nem perguntando). Começa olhando para o rosto desta mulher e a ouvindo. A consulta não precisa durar 1 horas, mas também em 10 minutos não se consegue nem afinidade com esta mãe, não é verdade???
Você tem que se sentir acolhida, ouvida e sair do consultório feliz e satisfeita. Se alguma coisa falhar, você irá perceber. Tem que perceber!!! Lembre-se: é seu parto, sua história e do seu bebê! Você só deve se preocupar com ele e somente ele!!
Decidi abordar isto aqui hoje no meu blog porque me deparei com uma situação triste há uns 10 dias. Triste mesmo, que me fez engolir a refeição na marra e após sair da maternidade, chorar.... e muito!Ouvi de alguns médicos... murmurinhos e deboches sobre nós DOULAS, em especial a que estava ali aquele dia, a "voluntária". Sim, era de mim que estavam falando, mas mal sabiam eles que eu estava próxima deles e ouvindo tudo. Infelizmente! Ouvi coisas do tipo: " afff, hoje tem a tal da Doula aqui", " nem vou aparecer por lá então", "fulano disse que ainda é voluntária", " agora tem esta ainda, lei que permite a entrada destas Doulas", blá blá blá
Eu sinceramente não conseguia engolir... mas encerrei a refeição e por um minuto pensei... me levantei... e fui a´te eles e num gesto educado, coloquei minha mão no ombro de um deles e disse: - oi, prazer, sou Fabrina!! A doula voluntária que está doulando aqui hoje!!
Então após fazer isto, num impulso e com medo, sim com medo, pois nunca se sabe como eles reagem não é verdade, eu pude ter a certeza que foi o melhor que eu poderia ter feito.Eles ficaram mudos, em silêncio. Não precisam nos amar, mas também não critiquem sem conhecer. Sei que são raros os médicos que partejam com a presença de Doulas, e aqueles alí nunca nem partejaram, quanto menos na presença de nós Doulas. # desabafo
Moral da história: ali naquele grupo não há respeito, porque pra mim médicos que zombam de Doulas, mulheres estas que ajudam uma parturiente com apoio físico e emocional, só podem estar preocupados como o próprio umbigo. Eu vejo no meu dia a dia, durante minhas doulangens, que os médicos que assistem ao parto destas mulheres, são diferentes, também dão apoio emocional e as vezes físico também. Nós Doulas acreditamos em vocês, e médicos humanizados também!! Aqui fica minha admiração por vocês Doulas amigas e médicos que conheço e confio!!
Esta é minha opinião sobre o que é ser HUMANIZADO
Fiquem com Deus no coração sempre!! Respeito ao próximo e mais AMOR.
Fabrina Jesus Flores
Nenhum comentário:
Postar um comentário